Na sala de um apartamento, a tv transmite o noticiário da noite. Diante da televisão, um jovem folheia a revista e pensa na namorada, que está na faculdade assistindo a aula sobre o idioma universal que se consolidou com a globalização e o avanço da internet.
Triiiimmm! triiiimmm! O celular toca no meio da aula. Todos olham. Ela se retira da sala para atender.
- Alô
- Oi Jéssica, sou eu, Renato.
- Oi R-e-n-a-t-o. Precisava me ligar no meio da aula? Faltam dez minutos para o intervalo.
- Desculpe, é que acabo de ouvir uma notícia na tv sobre um estudioso que virá ao Brasil expor uma nova filosofia de vida com base nas descobertas da ciência em que as pessoas vão poder viver o tempo que quiserem, não vão envelhecer, nem engordar e permanecerão com aparência de jovens.
- Renato, você tá louco?! Onde já se viu isso?
- Mas Jéssica, acabou de passar na tv. E outro dia vi uma foto dele na revista, estava com aparência de vinte e poucos anos, e ele tem mais de quarenta.
- Sério? E por que ele vem ao Brasil?
- Parece que o Brasil é o país que reúne as condições ideais para a implantação da sua filosofia.
- Condições ideais?! Sei. E quais são essas tais condições?
- Clima, praias, academias, pessoas que praticam esporte e se preocupam com a boa forma, alimentação. Ele afirmou que o Brasil já pratica em parte o seu método.
- Não sei não. Essa história está muito estranha.
-Mas se passou no jornal ?
- Se ele diz que a gente já pratica, não precisa de um filósofo que venha nos ensinar.
- É que ele vai trazer o elixir de rejuvenescimento feito com cartilagem de tubarão.
- Ah! Agora tem mais essa! O cara inventa uma fórmula, mata tubarões, e quer vender pra gente. Renato, acorda! Tô no meio da aula, tenho que checar meus e-mails e você me vem com essa história de filósofo.
- Desculpe amorzinho, é que você sempre sabe das novidades. Dessa vez queria te surpreender.
- Mas não com essa de filósofo e tubarão. Deixa eu voltar pra aula e quando eu sair da facu te ligo, tchau.
Jéssica volta pra sala e a aula havia acabado. Então ela atravessa os corredores e se dirige a sala de computadores para checar seus e-mails. Ao abrir sua caixa de mensagens com boletins do noticiário internacional, descobre: "Cientistas desenvolvem técnica de rejuvenescimento com cartilagem de tubarão".
-x-x-x-
Escrevi esta crônica em 2003, que foi publicada no Em Foco, o jornal laboratório da Firb. A idéia inicial era criticar os celulares que viviam tocando durante as aulas. A crônica acabou indo por outro caminho e os celulares ficaram em segundo plano. C'est la vie. Hoje, a gente já se acostumou com este hábito de atender telefone no meio da aula, mas alguns ainda continuam com aquelas campainhas infames que tiram a concentração de qualquer um. Hélas