George Orwell, o autor de Revolução dos Bichos e 1984 (Big Brother), era na verdade Eric Arthur Blair. Filho de um funcionário do Império Britânico, estudou em renomados colégios ingleses. O pseudônimo, segundo Orwell or Blair, era porque ele não tinha uma reputação a zelar. O autor, chegou a cogitar no lançamento de seu primeiro livro o uso da letra X como pseudônimo. Não obstante, a família também não queria se comprometer com a sua "franqueza de linguagem". (subentende-se a visão crítica sobre a dura vida de ser pobre em Paris e Londres do começo do século passado).
Apesar de ter lido os dois livros que lhe deram a fama, só agora descobri esta curiosidade. Seu primeiro livro, Na pior em Paris e Londres, lançado no ano passado pela Cia das Letras, tem uma linguagem jornalística e, lembra os livros de viagem, com aventuras e depoimentos na primeira pessoa.
Orwell, Embora tenha sido um autor controverso, é reconhecido por, em relação aos regimes totalitários, ter levantados seus problemas e criticado sua opressão. Ele também denuncia, em forma figurativa, os privilégios de uns poucos e as desigualdades do regime socialista. (talvez tenha vivenciado os dois).
Uma última questão para divertir os leitores. Será que o Tony Blair é parente do Orwell. Se a asserção for positiva; o primeiro ministro terá muitas coisas a aprender com o escritor que vivenciou o submundo da Inglaterra no século passado. Para saber mais leia o livro