(Matéria publicada em A Tribuna, segunda-feira, 17 de dezembro de 2007)
Explicar a Lógica Fuzzy de forma simples e objetiva não é uma tarefa fácil. Em termos leigos, pode-se dizer que essa ciência lida com dados nebulosos e incompletos, como, por exemplo, qual a altura de um jogador de basquete para ele ser considerado alto ou como saber quando um bife está bem ou mal passado.
Os exemplos acima, que estão no livro 'Conheça e Entenda a Lógica Fuzzy em quadrinhos', do professor João Inácio da Silva Filho, com a colaboração do professor Jair Minoro Abe e do ilustrador Ed Carlos Santana.
Seu objetivo é explicar os conceitos da Lógica Fuzzy com situações do dia-a-dia e ilustrações que facilitam a compreensão.
Um dos princípios é a teoria dos conjuntos matemáticos. No livro, essa questão é explicada por meio de um garçom que atende aos personagens e, nas horas vagas, toca em um conjunto musical.
Na Lógica Clássica, ou ele pertence ao conjunto dos garçons ou ao dos músicos. Já na Lógica Fuzzy ele pode pertencer aos dois conjuntos. As informações são equacionadas de acordo com o resultado que se pretende, de modo semelhante ao que fazemos em situações cotidianas.
Os personagens, inspirados em cientistas que contribuíram para o progresso científico, vão ao encontro do objetivo do professor Silva Filho, de desenvolver nos estudantes o interesse pela ciência.
SERVIÇO — Livro: Conheça e Entenda a Lógica Fuzzy em quadrinhos
Editora Paralogike, 112 páginas, R$ 20,00 www.paralogike.com.br